Como Diminuir Seu Colesterol com Dieta

O que é colesterol?

Seu corpo precisa de algum colesterol para funcionar bem. Mas se você tem muito colesterol no sangue, ele pode grudar nas paredes de suas artérias, estreitando-as ou até mesmo bloqueando-as. Isso coloca você em risco de doença arterial coronariana e outras doenças cardíacas .

O colesterol viaja através do sangue em proteínas chamadas lipoproteínas. Um tipo, o colesterol de baixa densidade, ou o LDL, por sua sigla em inglês, às vezes é chamado de colesterol “ruim”. Um alto nível de LDL leva a um acúmulo de placas nas artérias. A alta densidade de colesterol, ou HDL em Inglês, às vezes chamado de colesterol “bom”. Ele transporta o colesterol de outras partes do corpo de volta ao fígado, onde é eliminado.

Existem alguns suplementos naturais como o hipercoll juntamente com alguns passos a seguir que você pode tomar para diminuir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL). Ao manter seus níveis de colesterol dentro dos valores normais, você pode reduzir o risco de doenças cardíacas.

Quais são os tratamentos para o colesterol alto?

Tratamentos para o colesterol alto são mudanças no estilo de vida saudável para o seu coração e medicamentos ou suplementos naturais como o hipercoll. Mudanças no estilo de vida incluem uma dieta saudável, controle de peso e atividade física regular.

Como posso diminuir meu colesterol com minha dieta?

Mudanças no estilo de vida saudáveis ​​para o coração incluem uma dieta para reduzir o colesterol. O plano de dieta DASH é um exemplo. Outra é a dieta de mudanças terapêuticas no estilo de vida. Estas são as recomendações:

Escolha gorduras saudáveis . Você deve limitar a gordura total e a gordura saturada. Não mais do que 25 a 35 por cento de suas calorias diárias devem vir de gorduras em sua dieta, e menos de sete por cento de suas calorias diárias devem vir de gorduras saturadas. Dependendo da quantidade de calorias que você consome por dia, estas são as quantidades máximas de gorduras que você deve comer:

Calorias diárias Gordura total Gordura saturada
1.500 42-58 gramas 10 gramas
2.000 56-78 gramas 13 gramas
2.500 69-97 gramas 17 gramas

 

Gordura saturada é uma gordura prejudicial porque aumenta seu nível de colesterol ruim (LDL) mais do que qualquer outra coisa em sua dieta. É encontrado em algumas carnes, produtos lácteos, chocolate, assados ​​e alimentos processados ​​e fritos.

Gordura trans é outra gordura prejudicial. Pode aumentar o colesterol ruim e diminuir o colesterol bom (HDL). A gordura trans é encontrada principalmente em alimentos feitos com gorduras e óleos hidrogenados, como margarina, biscoitos e batatas fritas.

Em vez destas gorduras nocivas, tente gorduras saudáveis, como carnes magras, nozes e óleos não saturados, como óleos de canola, azeite e cártamo.

Limite os alimentos com colesterol. Se você está tentando diminuir seu colesterol, você deve consumir menos de 200 mg por dia. O colesterol é encontrado em alimentos de origem animal, como fígado e outras carnes, gema de ovo, camarão e laticínios de leite integral.

Coma muita fibra solúvel . Alimentos ricos em fibras solúveis ajudam a evitar que o trato digestivo absorva o colesterol. Estes alimentos incluem

  • Cereais integrais como aveia e farelo de aveia
  • Frutas como maçãs, bananas, laranjas, peras e ameixas
  • Legumes como feijão, lentilha, grão de bico, feijão e fava

Coma muitas frutas e legumes . Uma dieta rica em frutas e vegetais pode aumentar as substâncias importantes que reduzem o colesterol em sua dieta. Estas substâncias, chamadas estanois ou esteróis vegetais, funcionam como fibra solúvel.

Coma peixe rico em ácidos graxos ômega-3. Esses ácidos não diminuirão seu nível de colesterol ruim (LDL), mas podem ajudar a elevar seu nível de colesterol bom (HDL). Essas gorduras também podem proteger seu coração de coágulos sanguíneos e inflamação e reduzir o risco de ataque cardíaco. Boas fontes de ácidos graxos ômega-3 incluem salmão, atum (enlatado ou fresco) e cavala. Tente comer esses peixes duas vezes por semana.

Limite o sal . Você deve tentar limitar a quantidade de sódio (sal) que você consome a não mais de 2.300 miligramas (aproximadamente uma colher de chá de sal) por dia. Isso inclui todo o sal que você consome, seja ele adicionado na cozinha ou na mesa, ou que já esteja presente em produtos alimentícios. Limitar o sal não reduz o colesterol, mas pode reduzir o risco de doença cardíaca, ajudando a baixar a pressão arterial. Você pode reduzir o sal escolhendo alimentos com baixo teor de sal e “sem adição de sal”, além de preferir condimentos à mesa ou cozinhar em vez de sal.

Limite de álcool . O álcool acrescenta calorias extras, o que pode levar ao ganho de peso. Estar acima do peso pode aumentar o nível de colesterol ruim e diminuir o nível de colesterol bom. O excesso de álcool também pode aumentar o risco de doença cardíaca, porque pode elevar a pressão arterial e o nível de triglicérides. Uma bebida é um copo de vinho, cerveja ou uma pequena quantidade de licor, e a recomendação é:

  • Não mais do que duas bebidas alcoólicas por dia para homens
  • Não mais do que uma bebida alcoólica por dia para mulheres

Os rótulos nutricionais podem ajudar a determinar o quanto de gordura, gordura saturada, colesterol, fibra e sódio alimentos contêm compra.

Veja um vídeo completo ensinando como baixar o colesterol naturalmente: