Perder peso é uma tarefa que, acima de tudo, requer uma mudança de mentalidade. Pare de procurar dietas milagrosas e mesas de comida saudável, porque a primeira coisa que você deve aprender é que uma vida saudável é sinônimo de um corpo bem alimentado e, portanto, também é equivalente a um corpo com o peso ideal. Você não precisa fazer coisas loucas para perder esses quilos extras, e é suficiente ter bom senso quando se trata de sentar à mesa para comer.

Não se trata mais do que comer e do que não comer, mas de como fazê-lo . No codigo emagrecer de vez mostra que você pode comer praticamente o que quiser, desde que com a cabeça: a ciência já demonstrou que a melhor dieta é aquela em que a pessoa se sente confortável com a comida que está comendo , e esses são estudos que datam de 1977 . Mas desta vez não vamos falar sobre isso, e não vamos entretê-lo com os conselhos conhecidos por perder peso, mas com base na ciência, daremos algumas orientações sobre como você deve comer no seu dia a dia. Ter um corpo saudável .

Deixando de lado o famoso debate entre dieta e exercício físico que todos estão considerando quando se trata de perda de peso (confira este artigo para obter mais informações sobre isso: exercício ou dieta? Qual é a melhor maneira de perder peso? ), a coisa mais importante para levar uma vida saudável é saber como comer. Não importa se você está seguindo uma dieta ou não, porque os conselhos que vamos dar a seguir ajudarão você a melhorar seus hábitos alimentares e, portanto, acabarão tendo um impacto positivo em seu corpo, seja qual for o objetivo que você tenha definido. .

Em vez de dizer como você deve comer (isso é algo que deixamos nas mãos de especialistas, já que cada pessoa é um mundo), o que podemos dar são algumas dicas sobre como você NÃO deve comer sob nenhuma circunstância . Lá vão as recomendações dos especialistas.

O que você NÃO deve fazer para comer saudável

  • Comece o dia com o estômago vazio . Aqui não há “mas” que valha a pena: nenhum especialista recomendará começar o dia com o estômago vazio, pois as primeiras horas da manhã são as mais críticas para o seu corpo: é o momento em que você deve fornecer seu corpo a energia que você precisa para começar o dia. Sem mencionar o efeito rebote, que acaba sendo ainda mais prejudicial, porque você acaba comendo mais durante a manhã do que se tivesse tomado o café da manhã apenas uma vez (mas tudo bem). E se você precisar de alguma orientação, aqui estão algumas idéias para um café da manhã saudável .
  • Água viva baseada . Sim, beber água é importante para sua saúde, mas abusar dela pode ser tão ruim quanto não beber. Transpiração extrema ou problemas em adormecer são apenas alguns dos efeitos nocivos à saúde que a água potável pode ter. Idealmente, de acordo com as recomendações das agências de saúde de todo o mundo, é beber entre 1,6 e dois litros de água por dia .
  • Cuidado com produtos leves . É muito bom que você considere consumir as variantes “leves” dos produtos do dia a dia, mas tenha cuidado: não deixe sua mente levá-lo ao engano de acreditar que, sendo leve, você pode consumir esse produto mais do que a conta. Obviamente, não pense que ser leve ajudará você a perder peso diretamente.
  • E também tenha cuidado com os “suplementos” : o açúcar e o sal não são exatamente os melhores aliados de uma vida saudável e precisam ser consumidos apenas em quantidades muito controladas. Lembre-se de que a OMS desaconselha o consumo de mais de cinco gramas de sal por dia.
  • Compulsão alimentar comer tarde da noite . Sério, não faça isso: além de comer grandes quantidades de comida à noite se traduz em ganho de peso, existem estudos que mostram que cometer esse grande erro também é equivalente a um aumento no risco de sofrer de coração ou diabetes. Comer à noite – porque seu horário de trabalho não lhe deixa outra opção, por exemplo -, que é algo com poucas calorias: não abuse, porque você pagará caro no dia seguinte.